terça-feira, 8 de setembro de 2009

Rotundas da razão!



Durante anos vivi intrigado com a proliferação de rotundas em Portugal: aparecem onde e quando menos se espera e na maior parte das vezes sem que, aparentemente, nada o justifique!
Parece um disparate…
Mas não, não é assim!
Através de fontes privilegiadas descobri o verdadeiro motivo por detrás desta corrida ás rotundas e agora tudo compreendo e tudo aceito.
A explicação é muito simples e perfeitamente lógica: Existe um clube secreto chamado “circulo de eleitores” do qual só podem ser sócios autarcas portugueses.
Qualquer autarca que o deseje poderá inscrever-se. A subscrição é gratuita sendo os custos do clube suportados de forma benemérita e completamente desinteressada por diversas empresas de construção.
São vários os concursos organizados pelo clube, como o do maior número de obras atribuídas sem concurso público, o da maior derrapagem numa obra pública, o da maior utilização de meios da autarquia em proveito pessoal – com prémio carreira atribuído a Ferreira Torres – a fraude do ano – ganho consecutivamente pela Fátima – e, lá está, o do maior número de rotundas.
Trata-se de uma prova por objectivos: À 5.ª rotunda o autarca ganha uma varinha mágica, ao fim de 10 uma torradeira, ao atingir a 15ª um aspirador e aqueles que conseguem chegar ás 25 ganham um magnífico conjunto de malas de viagem, 100 % poliéster!
Cada rotunda atribui ainda 5 cupões para o sorteio final de uma fantástica viagem em Auto-Pluma ás caves do vinho do Porto.
Na categoria “desperdício de dinheiros públicos” o autarca que tiver ordenado a construção da rotunda mais hilariante ganha ainda um fantástico galheteiro cromado!
Este ano o prémio foi atribuído por unanimidade ao Presidente da Câmara Municipal da Mealhada pela fantástica “rotunda do leitão” que consta da foto. Está tudo explicado e justificado...

Texto publicado originalmente em 9 de Novembro de 2006