terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Fánam!

Há algo de - vamos dizer - místico... neste nome. Não é qualquer Fernando que pode ter a alcunha de Fanam...
O Fanam, antes de o ser, tem de dar porrada nos colegas do berçário! Tem que ser o primeiro do jardim escola a ter uns ténis de marca. Tem de chefiar um grupo de 3, constituido por ele, um "Necas" e um "Cájó".
Depois, já Fanam, tem de jogar futebol de salão e saber distribuir sarrafada, ter uma 125, saber sacar cavalos e apalpar o rabo ás miúdas que passam.
O Fanam tem de estar preparado para a possibilidade de ter de ser celibatário. O nome pode arrastar o peso de afastar as mulheres. Quando se casam os Fanans soem fazê-lo com mulheres de nome Adélia, desde que a acunha seja Délita.
A Délita leva, pelo menos, três "latadas nas trombas" por dia.
Os Fanans divorciam-se cedo e não pagam as pensões de alimentos dos filhos "eu, dar dinheiro àquela cabra??? Foscasss!".
Quando são despedidos com direito a indemnização ou têm a sorte de ter um acidente de trabalho lá na fábrica, os Fanans usam o dinheiro para comprar uma CBR 600.
O Fanam desaparece habitualmente antes dos 40. Ninguém sabe o que lhe acontece, mas nunca ninguém ouviu falar do Doutor Fanam, do Engenheiro Fanam ou, pura e simplesmente, do Sr. Fanam.
Há quem diga que mudam de nome e se tornam Ministros...


(Publicado originalmente a 9 de Julho de 2007)