terça-feira, 8 de setembro de 2009

Prazeres solitários

Cansado de amores não retribuídos, da rotina e da calma do dia a dia, o Filinto decidiu partir à aventura!
Mas não podia ser uma aventura qualquer... Precisava de um lugar rude..., agreste..., que o colocasse em contacto com o risco, ... que o fizesse temer pela vida! Um lugar inóspito, distante e exótico q.b., onde um homem se sentisse Homem, como sentiam os cowboys do velho oeste antes de inventarem a mania de rebentar com a parte traseira uns dos outros no costume que ficaria conhecido por "Brokeback Mountain" .
Precisava de algo digno da emoção a que um técnico de contas - como ele - está habituado!
Finalmente decidiu-se!
Marcou uma consulta no centro de dia da Arrentela. O Dr. Manteiga, médico de família, com quem o Filinto bebe uns copos na adega do Ti Custódio duas vezes por mês, deu-lhe um mês de baixa por "depressão, com instruções para sair de casa".
Há poucos dias tinham chegado os subsídios à plantação do milho e já havia dinheiro para gastar. O Filinto não semeava um grão desde que em 1995 abandonara a pacatez de Bogas de Cima e viera viver para a cidade, mas no INGA ninguém dera por nada e pagavam-lhe o subsídio na mesma. O destino estava traçado!
Telefonou a um amigo, íntimo do Antímio de Azevedo, para meter uma cunha que garantisse que o tempo estaria frio e chuvoso... rude, como ele queria!
Partiu a 3 de Março. Apanhou a camioneta do Barraqueiro em Arranhó e já só parou bem no meio da Amadora!O Filinto olhou à volta. Era mesmo isto que buscava!
Sentiu aquele friozinho na espinha que só encontrava paralelo num distante domingo de Setembro em que, embuído pela militância partidária, entrou no recinto da festa do avante - acompanhado de mais duzentos camaradas todos empunhando bandeiras vermelhas - gritando a plenos pulmões "Assim se vê a Força do PêCê", abrindo alas entre as hordes de drogados que todos os anos invadiam o recinto e os olhavam com um sorriso irónico de desdém.
A Amadora era outro mundo do qual o Filinto só conhecia o estádio do Estrela pela televisão. Foram dez dias maravilhosos em que o Filinto descobriu todos os segredos daquele edílico local, da Reboleira ao Bairro do Bosque.
Com os dias de baixa que lhe sobraram, acabou por ir fazer o circuito da Buraca.
Como é bom viajar!

(pulicado originalmente em 14 de Abril de 2007)